quinta-feira, abril 20, 2006

A escrita "Morangos com Açucar"


Desde há uns tempos valentes que um fenómeno me inquieta. É daquelas coisas que não me deixam dormir e que me provocam insónias. Falo, claro está, da nova forma de escrita da língua portuguesa. Os 'k', os 'x', os 'h' e os 'u'. Fundamentalmente são estes quatro caracteres que revolucionaram a maneira de escrever em Portugal. E eu, teimoso, não compreendo! Quer dizer, há alguma palavras que eu até posso compreender, ou pelo menos tentar. As expressões em que se substitui 'ss' por 'x', ou 'ch' por 'x', até podem não ser mal vistas. Poupa-se caracteres e tal. Eu também escrevo 'n' para designar 'não' e 'q' para designar 'que'. Nesse ponto, até pode ser tolerável. Mas o pior é quando se dá de caras com expressões como 'xabex o k vamos komer hj?'...Xabex?!! Mas o que é isto?! Alguém me explique, por favor! O que custa escrever 'Sabes'? O que é que se ganha ao escrever 'Xabex'? Nada! E 'komer'?! Porque não 'comer'? A sério. Por favor. Alguém me explique, nem que seja com desenhos, porque eu não entendo! E os 'u'? A resposta àquela perguntinha bem podia ser: 'kumida!' Porquê o 'u'? Já não bastava o 'k'? Que raio de mania, pá! 'Num sei' = 'Não sei' = :s Falta só falar dos 'h'. Agora, em vez de se escrever 'fogo', escreve-se 'foguhh'! Mas para quê?! Porquê? Com que objectivo? Se nesse caso até gastam mais caracteres, para quê adicionar o 'h'?
A isto tudo eu chamo escrita "Morangos com Açucar". Já se escrevia assim antes de essa série ser emitida, mas acho que é o melhor nome que se pode dar a este modo atentatório de escrever!

11 Comments:

At 20 abril, 2006 16:13, Blogger anovska said...

As vezes que nós discutimos isto!!!
A concordância é plena como bem sabes!
Beijola**

 
At 20 abril, 2006 16:48, Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo com essa observação.Por este andar um dia destes não vale a pena a malta ir para a escola,aprender o quê??? só se forem para ser mais burros em analfabetismo na maneira de escerver e dialogar.

 
At 20 abril, 2006 18:29, Blogger Cherry Blossom Girl said...

...Num xei pk, e tu xabes??? Foguhhh, pah!:D
*Mmmuuuaaahhh*

 
At 20 abril, 2006 18:36, Blogger Cherry Blossom Girl said...

Ah, já me esquecia...Esta imagem está muito à frente mesmo,lol, so so so funny!!! :D
Só tu!!! É caso pa dizer ninguém pára o nuno olê olê...***

 
At 20 abril, 2006 21:44, Blogger Nunovsky said...

Faltou só referir aquilo que mais suores frios me provoca: o pessoal passar isto para o seu nome! A 'Xara', o 'Lourenxo' e o 'Franxixco'...:| Aguenta coração! :)

 
At 20 abril, 2006 22:46, Anonymous Anónimo said...

Esta foto tb é minha, e o que é mais engraçado foi que kdo ta mostrei a viste com muito desprezo..

 
At 21 abril, 2006 09:09, Anonymous Anónimo said...

Ok, temos uma criatura falante à morangos por estes lados, oh hg qual é a dificuldade em escrever Português decente?!
Pode-se abreviar, claro, mas "kdo"?! Porque não "qdo" ou "qd"? O "K" não faz parte do nosso alfabeto, lembraste de quando a professora primária o ensinou? O "k" não estava lá!

 
At 21 abril, 2006 16:19, Blogger Nunovsky said...

Aproveito este comentário para referir que o blog foi ideia do Agaguê, o nome também, os textos igualmente, as imagens já se sabe e, em 1ª mão, o planeta Terra é propriedade do Agaguê! Por isso companheiros, cuidado! LOL

 
At 26 agosto, 2008 20:58, Anonymous Anónimo said...

ola morangos quero qu vosses dem na tvi das nove horas da manha as 10 horas da noite

 
At 26 agosto, 2008 20:59, Anonymous Anónimo said...

ola morangos nao podem acabar tenhem de dar sempre e mais episodios por dia.

 
At 26 agosto, 2008 21:02, Anonymous Anónimo said...

ola morangos adorovos adorovos sao um espectaculo eu vou morrer se voces acabarem a vera e o bruno dos morangos tenhem de ficar juntos e o bruno contar a vera tudo sobre o rei.

 

Enviar um comentário

<< Home