quarta-feira, abril 26, 2006

Desculpe!

ola66

Não sei se repararam, mas desde há muito tempo que há um fenómeno que assola o belo do português! Trata-se do fenómeno "desculpe", também conhecido por "desculpe lá"...A situação é a seguinte: para qualquer coisa que se peça, usa-se o "desculpe". É incrível! Frases como "Desculpe, tem horas que me diga?", "Olhe, desculpe, traga-me a conta por favor" ou ainda "Bom-dia, desculpe lá, sabe-me dizer como chego ao Restaurante Tuguismo?" fazem parte do quotidiano com a maior das naturalidades. Está mal! E a questão que se põe é: porquê o "desculpe"? Porquê e para quê. É preciso pedir desculpa por perguntar as horas? Faz-se mal a alguém? Não entendo. Por isso, e como tento sempre ser empreendedor, prometi a mim mesmo que, a partir de agora, sempre que for abordado nestes termos responderei sempre à letra! Ou seja, vou passar a responder mais ou menos assim:
- Olhe, desculpe, tem horas que me diga?
- É claro que desculpo, minha senhora! São 5 e meia da noite.
ou então:
- Desculpe lá, pode-me indicar o caminho para a Cervejaria Tuga Tuga?
- Não, não desculpo. As pessoas têm que ser responsáveis pelos seus actos. O senhor pisou o risco e isso não posso desculpar. Tenha santa paciência. Passe bem.
E é assim. Isto são respostas lógicas. Era assim que devia ser! Eu sei que estou a ser um implicativo insuportável do c*r*lho, mas isto faz-me aflição!
Desculpem lá!

3 Comments:

At 27 abril, 2006 11:11, Blogger Cherry Blossom Girl said...

Desculpa, mas o facto de usarmos desculpe não significará que somos bem educados?!Hein??? Ou então sinónimo de que sempre fomos um povo habituado a pedir a servir!!! Não sei...
Beijinho Óh contestatário preferido aqui da minha pessoa:)***

 
At 27 abril, 2006 11:12, Blogger Cherry Blossom Girl said...

Mais uma vez a imagem, no comments!!!;p ***

 
At 27 abril, 2006 15:39, Blogger anovska said...

Experimenta responder assim umas vezes :p
Ainda vais criar verdadeiros motins! (devil

 

Enviar um comentário

<< Home