Indignação
Como é do conhecimento público, por altura da comemoração dos seus 50 anos, a RTP decidiu fazer uma consulta aos portugueses no sentido de estes se pronunciarem em relação àquele que achavam ser o maior português de sempre. A apresentação da iniciativa esteve a cargo de Maria Elisa e a votação decorreu durante várias semanas. Vários nomes foram votados pelos portugueses, até que se chegou a uma lista de 100 nomes mais votados. E nessa lista final encontrou-se de quase tudo, tendo, inclusivé, a lista incluído uma vertente de comédia, com o nome do não se sabe bem o quê Hélio Pestana.
Até aqui, nada de muito confrangedor: iniciativa, votos, lista dos mais votados e parte lúdica e cómica. O grande problema, e motivo deste texto, prende-se com a constatação que, nos mais votados pelos portugueses, não consta o meu nome. Exactamente, o meu nome, leram bem. Se na apresentação dos primeiros 90 nomes não aconteceu nada de muito relevante, qual não foi o meu espanto quando vejo que não consto do top 10. Há Salazar, há D. Afonso Henriques, há Fernando Pessoa e não há Nunovsky. E eu sei que o meu nome foi, provavelmente, o mais votado pelo público participante. Não tenho a mínima dúvida: milhões de pessoas votaram em mim. Foram as próprias que mo disseram e, em algumas centenas de milhar, eu vi com os próprios olhos. O que eu queria saber, e me choca, é o porquê de não constar o meu nome, sequer, nos 100 mais? Há Hélio Pestana, há Cristiano Ronaldo, há Salazar, isto numa vertente de riso, há nomes que os portugueses nem conhecem e eu fico de fora? Porquê? Sou o Nunovsky, tenho um nome estrangeiro e internacional, sei falar inglês, não pago impostos, tenho um blog, sou voluntário, sei ler e escrever, não gosto da TVI... o que mais será necessário para RTP me levar a sério?
Estou extremamente indignado e nesta altura pondero tudo, inclusivé o recurso à justiça e o apelo a manifestações à porta da RTP em protesto com esta censura. Agora que esta história foi tornada pública, espero que todos me apoiem nesta verdadeira luta contra a censura. Tenho escrito.