sexta-feira, maio 05, 2006

Linguagem da minha terra


Uma coisa vos garanto: se eu fosse estudante de letras fazia uma tese de mestrado sobre o modo como se fala na minha terra! Desde que me conheço que notei que na minha querida freguesia se usa um dialecto um bocadinho diferente do português...Palavras como "Jajus", "Coibas" ou ainda "Aua" saem, a toda a hora, da boca destas pessoas. Traduzindo, Jesus, Couves e Água! Eu acho isto engraçado e interessante. Há quem lhe chame parolo e saloio, mas eu acho piada. Por isso mesmo, vou deixar aqui uma lista de palavras que fazem parte do meu quotidiano:
- Déus
- Micha
- Coibas
- Chemitério
- Maçães
- Péras
- Carto
- Binho
- Cope
- Béla
- Bacalhéu
- Aua
- Adonde
- Qués
- Cambra
- Aurco
- Caminete
- Camija
- Pédro
- Lisbôua
- Isque
- Reméde
- Espêlho
- Aurdêia
- Chauto
- Estúpedo
- Pachêio
- Cantas
- Xerbe
Estas são apenas algumas das verdadeiras pérolas que por cá se ouvem. Agora tentem perceber algumas delas :)

9 Comments:

At 05 maio, 2006 15:55, Blogger anovska said...

A do "isque" é D E M A I S!!! :D

 
At 05 maio, 2006 17:05, Anonymous Anónimo said...

Eu quero andar na "caminete " se não te importas...

 
At 05 maio, 2006 17:38, Blogger Tia Cremilde said...

lá no meu lindo ilhéu tb há uma pronuncia muito característica... é isso que nos torna únicos no meio de tanto português igual!

 
At 05 maio, 2006 22:12, Blogger Nunovsky said...

Isque é das minhas preferidas, também! Vai 1 copito? ;)

Podes sempre andar de caminéte ou de ótocarro, DS! LOL

Concordo am absoluto, Tia. Acho uma pena se estas coisas morrerem 1 dia, como penso que irá acontecer.

 
At 08 maio, 2006 11:21, Blogger Aragana said...

Ia jurar que muitas são iguaizinhas a como se fala no Ribatejo...

 
At 08 maio, 2006 15:58, Anonymous Anónimo said...

Foste elegido no desafio: os teus 5 hábitos mais estranhos...

 
At 08 maio, 2006 17:15, Blogger "A Sogra" said...

O que há de mais giro num país é isso mesmo, é cada sítio ter as suas próprias expressões, festas, comidas, bebidas....
Mas os sotaques, é que fazem cada sítio ser próprio, mesmo partilhando todos a mesma cultura!!! É como diz a Tia Cremilde, no ilhéu sotaques é que não falat, e é com cada um!!!!

 
At 14 maio, 2006 19:03, Blogger SA said...

na minha também se usam essas expressões . E olha que ainda fica longe do Minho

 
At 22 fevereiro, 2007 23:10, Anonymous Anónimo said...

What a great site Wimbledon 1998 women's tennis singles mega t diet pills reviews lose weight pills program free paris hilton 550 porsche Of levitra 9 fastest weight loss pill depakote http://www.weight-loss-pills-5.info/order-phendimetrazine-weight-loss-pill.html renova allegra allegra drugs-pharmacy.com 1998 infiniti air conditioning problem Home made fences percentage of people who take diet pills Dentists sugar land texas fioricet online+ Safe herbal weight loss diet pill ferrari porsche

 

Enviar um comentário

<< Home